segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Ecléctico

Este post é dedicado a todos aqueles que se auto-intitulam de "pseudo-intelectuais".
Antes de se julgarem superiores a terceiros, deveriam reflectir sobre o que realmente são...
«Escreve-se eclético no Brasil, mas em Portugal a grafia é ecléctico. A palavra vem do grego 'eklektikós', «que escolhe». Eclético (ou ecléctico) significa – como poderá ver no Dicionário Aurélio, pág. 616 – partidário do eclectismo que se trata do método que consiste em reunir teses de sistemas diversos, ora simplesmente justapondo-as, ora chegando a uni-las em uma unidade superior, nova e criadora.»
Não se fiquem pelo vosso conhecimento e nunca o considerem como único e melhor...
Nós estamos sempre a aprender, não existem seres superiores!

2 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente nem tudo o que dizemos ou fazemos é sempre bem interpretado. Muitas vezes começam problemas, discussões e até mesmo guerras por falhas de comunicação.
Pássaro Sonhador, quando me referi a intelectualidade, não estava a desprestigiar quem quer que fosse ou a sobrepor-me intelectualmente. Aliás, gostaria de frisar que a arrogância intelectual é tão condenável como a arrogância económica dos novos-ricos que pululam na nossa sociedade. Para mim o que há, efectivamente, são escolhas e maneiras de estar na vida: eu gosto de x, tu gostas de y, etc… Não devemos obrigar as pessoas a gostarem das mesmas coisas, a ler os mesmos livros ou a ouvir as mesmas músicas, por mais que essas coisas nos pareçam “lamechas” ou demasiadamente românticas. O que importa verdadeiramente é aquilo que retiramos das nossas leituras e músicas, seja divertimento, sejam ensinamentos para a nossa vida, seja o que for. Em suma, algo de positivo.
Reconheço, tal como tu sabes, que por vezes sou demasiadamente rotulador e, tal como os meus amigos me dizem, excessivamente pragmático. Enfim, são características da personalidade que por vezes entram em colisão com espíritos mais sensíveis e românticos.

Por último, dar-te os parabéns pelo blog, não só pela forma (escreves muito bem), mas principalmente pela maneira como expressas os teus sentimentos de uma forma tão aberta e profunda. Porque as pessoas escrevem como sorriem.

Sonhador disse...

É sempre bom quando se consegue despoletar discussões saudáveis, refutar e defender os nossos pontos de vista, de forma acérrima e positiva.
Obrigado pelo elogio ao meu projecto de blog e ao seu conteúdo.
Espero que o aches sempre interessante para que o continues a visitar e a comentar o seu conteúdo.